SOBRE


Não posso renegar a importância que entendo ter o posicionamento social, cultural e político de todos nós, os invisíveis da sociedade. Nós que fomos culturalmente programados e programadas a acreditar que não somos capazes. E principalmente, nós MULHERES de todos os "gêneros" que somos diariamente dizimadas pela misoginia, inclusive, por parte de outras mulheres. Portanto, a partir dessa data, 26-04-2020 o Blog Oficina do Verso terá, em seus textos, o resultado dos meus estudos, leituras e reflexões também sobre o contexto social, político e cultural, sob o olhar, o estudo e a vivência de uma mulher de 55 anos que um dia ( em pleno Séc. XX) teve que estudar às escondidas , com seus livros guardados em casa de uma vizinha para não serem queimados, e que, apesar de tudo continuou desejando e buscando o estudo, e não entende a idade como uma fronteira e sim como um horizonte. 

Uma existência permeada por experiências ricas e dolorosas de uma vida real. Além da observação atuante e reflexiva de quem escreve, à luz de outras vidas que sobrevivem a todo tipo de adversidades e mesmo assim NUNCA desistem. 

Reformulo o conteúdo deste Blog em homenagem à Marielle Franco, a quem não conheci, mas respeito e admiro, pois sua morte  trouxe-nos a clareza sobre a verdade e reforçou a importância da mulher na política. Em homenagem a outra grande mulher: Marilu Duarte, uma guerreira em todos os sentidos, que  lutou pelo associativismo literário, lutou pela palavra escrita, lutou até o último momento pela vida. Uma irmã, amiga, e em alguns momentos, mãe. 


Em memória a essas duas mulheres, hoje, inicio uma nova jornada com as minhas "sopas de letrinhas"... O Projeto Literário Oficina do Verso.Com continua, mas o Blog deve mudar seu curso e atuar em outro front... Sejam bem vindos ao meu "caldeirão de sopa de letrinhas"!


Sou, enfim, uma teimosa, amante da Poesia e da literatura, alguém que acredita na arte como ferramenta de transformação social.  Em 2014 redescobri a Poesia e assumi o desejo de escrever.  Criei o Blog RevistaBrasil.tv que se transformou no Blog Oficina do Verso e assim, entre erros e erros, vou tentando acertar...Organizei, em 2016 o livro Oficina do Verso, Vol I , e cedi o nome "Oficina do Verso", para a obra do poeta Joaquim Moncks.  Estou "gerando" dois livros:Terceira Pessoa, Prosa e Poesia (2016-2020) e  A Mulher que Matou o Poeta - Biografia não autorizada de um alter ego, 2017-2020. 

Meu nome é Darcila Rodrigues sou produtora  artística e cultural, são duas décadas dedicadas a essa profissão. Estudei Letras na Fundação Universidade do RG (FURG, RS), possuo certificação em gestão de projetos, Universidade SENAC,DF; jornalista por profissão, certificação em produção de eventos corporativos e sociais, FUMEC-MG; certificação em captação de recursos, SEBRAE-MG; graduanda em Marketing com ênfase em Marketing Digital pela UNOPAR (atual) e  penso num mestrado...  






O PROJETO 



Por conta do Blog surgiu o Projeto Oficina do Verso.Com, um projeto que visa a discussão literária e o exercício contínuo do pensamento na construção poética com ou sem Poesia, e que conta com a participação de alunos e professores de escolas do estado de MG e RS. O Projeto visa o apoio da Lei de Incetivo à Cultura Federal, Lei Rouanet.