QUEM SOMOS? REDBADS OU FRANCOS?


Foto: Internet

No filme "REDBAD A INVASÃO DOS FRANCOS" dirigido por Roel Reiné, 28-06-2018 (Países Baixos),no ano de 754, em meio a uma época de batalhas épicas e derramamento de sangue, nasce a lenda do rei guerreiro pagão RedBad (Gis Naber). O spoiler que preciso dar para criar uma analogia é a fala de RedBad quando os francos o tentam batiza-lo: “Se eu me batizar eu vou pro céu? Eu verei meu pai no céu? Verei meus ancestrais?” O Bispo responde que não e RedBad então fala sobre a liberdade e o que vale para os chamados “bárbaros” a honra da vida de seus ancestrais e questiona o porquê de se converter a uma religião que condena os seus, e diz “preferir estar no inferno com seus amigos, do que no céu com seus inimigos”...   

Em outro momento do filme ele proclama: “Não vamos deixar ninguém dizer como devemos viver nossas vidas ou em quem acreditar, nem mesmo um rei, ou um padre ou o sol ou a lua, por que esta é a terra das pessoas livres que não se curvam a ninguém, esta é a terra dos nossos antepassados, das pessoas que amamos e que nos unem e ninguém pode tirar isso de nós, se querem viver livres ou morrer livres, me sigam...”

A arte é magnífica, pois sempre pode nos levar à reflexão. Falamos aqui do ano de 754 e apesar da “evolução” o derramamento de sangue continua. Estamos no ano de 2020 e a barbárie ainda existe. Dissimulada, rasteira, na maioria das vezes; e, a olhos nus em outras. A diferença é que hoje não precisamos de um rei bárbaro, de um salvador com sua espada flamejante carregada de sangue e de coragem, hoje temos armas cibernéticas, mas não podemos utilizá-las se não conseguirmos ter a inteligência estrategista dos antepassados associada à inteligência cognitiva para o estudo e análise dos fatos, da história que estamos construindo assim como o rei RedBad.

Vamos brincar de personagens e nos olharmos no futuro? Quem teremos sido? Aquele povo que se ajoelha e implora por clemência? Que rasteja por migalhas dos opressores ou faremos parte dos que lutaram e honraram seus ancestrais?

Quem você deseja ser quando mencionado por uma criança do seu clã? Uma vergonha aos seus ou um exemplo de quem lutou pela liberdade e dignidade?

Se você ainda não percebeu só nos restou lutar por dignidade, pois a liberdade perdemos a muito...

Não saberia dizer se existem pessoas livres neste Planeta. Então você diria: quem tem riqueza é livre. Será? São escravos dessa riqueza e do medo de perdê-la. Perdemos a liberdade e nos tentam tirar a DIGNIDADE. Assumimos dogmas e religiões opressoras em nome de um cristo que nunca nos pediu nada disso. Continuamos matando em nome dele e todos os dias o sangue é derramado diante dos nossos olhos e os reis continuam sobrepujando e se utilizando da maior arma de domínio de massa que já existiu, o MEDO.

Em quase todos os filmes os reis são débeis e covardes, você já percebeu isso?  São seres fracos que necessitam de feixes, de um aparato bélico e de soldados “fáceis”? Sim fáceis. “A etimologia da palavra nos ensina que do latim a  fāscis,is 'feixe, molho, grupo, ajuntamento'”. ”Mussolini adotou esse símbolo para o seu partido, cujos seguidores passaram a chamar-se fascistas. O simbolismo dos fasces sugeria "a força pela união": uma única haste é facilmente quebrada, enquanto o feixe é difícil de quebrar”. Wikipédia, consulta lá...

Então os fáceis são a haste que formam o feixe para o fascismo. Sacou? 

Pois é o facista se utiliza dos fáceis e era contra isso que RedBad lutava. Assista ao filme  (https://www.youtube.com/watch?v=0OTg4iiZ_f0),tire suas conclusões, faça suas analogias e se compare aos personagens. Talvez se surpreenda com seu papel na sociedade e com o quanto somos fáceis ao longo da vida. Perceberá o quanto e como erramos em nome de Cristo e quem sabe também perceba quando e como perdemos a liberdade. Poderá ver, talvez, o quanto nos resta de dignidade e a sua importância. Questionar-se-á sobre quem são os RedBads que hoje lutam para nos tirar da cegueira. E quem sabe perceba que eles poderão hoje 14 -06-2020, estar nas ruas com suas máscaras e seus álcoois gel em punho clamando por DIGNIDADE e LIBERDADE.

Comentários

  1. #FimeRedbadAInvasaoDosFrancos #Redbad#QuemSomos #Fasceis #Facismo

    ResponderExcluir
  2. Realmente a realidade nós faz pensar e refletir mais uma vez que papel estamos fazendo ???

    ResponderExcluir

Postar um comentário