#PORMAISMULHERESNAPOLÍTICA

Foto: piaui.folha.uol.com.br

               Lendo a matéria no site www.bbc.com sobre  Coronavírus: por que países liderados por mulheres se destacam no combate à pandemia?(https://www.bbc.com), considerei muito inspiradora  para a reflexão, para discutir sobre a importância da política em nossas vidas, enquanto república (República vem do latim res publica, ou seja, bem comum, coisa pública).

                Tento, em meus posts chamar à reflexão àqueles que não acreditam que a gestão da pandemia tem a ver com política, pois tenho reforçado e insistido  nesse tema em conversas na internet e em  toda  forma possível de comunicação durante o isolamento social. Na verdade, tenho usado boa parte do meu tempo, fora do trabalho (Home office) para dialogar com pessoas sobre a importância do estudo e da reflexão sobre  política. Afirmo sempre que saúde pública tem a ver com política SIM.
                Essa crise−corona−vírus está nos ensinando muito sobre isso. Foi preciso um vírus para que percebêssemos os vermes que colocamos no poder ao longo dos anos.  Enfatizo às pessoas que é  o momento de exercitarmos e buscarmos por informações de fontes sérias para termos maior politização. E isso deve ocorrer agora,  visto que em breve, teremos eleições municipais e de novo, vamos escolher e dar o poder à pessoas que irão governar os nossos municípios.
                Vou relacionar apenas alguns itens os quais entendo que devemos avaliar e investigar sobre os candidatos:

  •  A quem essas pessoas estão relacionadas, conectadas  politicamente ?
  • Qual a ideologia dessas pessoas?
  •  Eles ou elas pensam no coletivo? No bem estar social?
  • Qual o nível de escolaridade dessa pessoa?
  • Ela é aberta ao diálogo?
  • Tem espírito de liderança?
  • Saberá ouvir a população e aprender com ela?
  • Essa pessoa é honesta?


               Não mensurei todos os itens, e tenho certeza que ao ler minha lista você irá criar a sua própria e começará uma profunda reflexão se nunca parou para pensar sobre essa questão de suma importância para o hoje, e principalmente, para o amanhã dos que amamos.
Se for possível, vamos eleger mulheres (que tenham real comprometimento com o povo, claro). Eleger pessoas que sejam honestas, comprometidas e que tenham capacidade. Gaste um tempo, dedique-se a uma pesquisa, hoje a internet nos possibilita conhecer os candidatos por meio das redes sociais. Repito que se há um benefício nesse vírus que acomete o mundo é a dura lição do que significa VOTAR ERRADO.

              A matéria que me inspirou a criar este texto mostra claramente isso. Quantas mortes foram evitadas porque gestoras públicas, governantes estavam preparadas para enfrentar a crise? Por que estavam comprometidas com a população. Enquanto no nosso país... Além da pandemia temos o pandemônio e não preciso explicar os porquês, preciso?

                    Você sabia que a OMS realizou na  sexta-feira uma reunião de alto nível com alguns dos principais presidentes e lideranças mundiais para criar uma nova aliança internacional. A iniciativa visa acelerar a produção e distribuição de tratamentos para lidar com a pandemia e garantir a chegada de uma vacina no mercado em um tempo recorde, com um fundo de mais de R$ 45 bilhões. Mas o Brasil, que historicamente liderou o assunto de acesso a medicamentos, não participará com sua cúpula política e parte do governo sequer sabia do mega-evento, num sinal da irrelevância que a diplomacia nacional ganhou.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/04/24/sem-brasil-oms-faz-mega-evento-com-lideres-mundiais-e-rebate-bolsonaro.htm

                   Vamos ampliar nossa consciência política. Não sejamos massa de manobra. Não vamos seguir a manada. Vamos estudar pesquisar, refletir e tirar nossas conclusões de forma inteligente.  Quando não compreendemos um determinado assunto temos que buscar fontes confiáveis e encontrar as respostas. Todos nós temos capacidade de reflexão inteligente. Mas não podemos ter preguiça de estudar e raciocinar. O momento é agora, não há mais tempo para desculpas e o vírus sabe disso. 



Comentários