DIALÉTICA PRA QUEM ?


       
         Segundo  Platão, o conhecimento é uma crença verdadeira e justificada. Para Paulo Freire, não existe conhecimento sem pesquisa...

         Ocorre que não existe sabedoria ampla e irrestrita, ao contrário, nenhum ser é capaz de conhecer sobre todos os assuntos, mas todos nós podemos aprender um pouco a cada dia, uns com os outros e por meio de atividade cerebral como a pesquisa, por exemplo.

        O Projeto Oficina do Verso.Com não é , e não pretende  ser um projeto de educação. O projeto Oficina do Verso.Com é um projeto que vislumbra  a possibilidade de motivar pessoas ao exercício da pesquisa, da busca do conhecimento, da troca , por meio da interlocução, do questionamento da apresentação de teses  e antíteses, ou seja, por meio da dialética; conceito filosófico utilizado por muitos pensadores.

        A dialética de Platão diz que seria uma forma de diálogo, onde se chega da obtenção de conhecimento. Hegel  aponta que toda ideia – tesis – pode ser contestada através de uma ideia contrária, a antítese.

        Assim sendo, a única exigência para participação no Projeto Oficina do Verso.Com é que o participante atue , dialogicamente, com sua tese ou com sua antítese, não importa, mas que pratique o exercício apontado por Platão e Hegel...
        Posso dizer que o Projeto O.V é uma confraria digital e como tal, seus membros precisam atuar. Gere uma discussão, trabalhe uma pesquisa, instigue o pensar e vamos construir material dialético para que nossos dias não sejam sementes secas perdidas no seio da terra.

         Lembre-se: só não erramos quando não fazemos. E não há nada pior do que a inércia. Prefiro errar.

         Estão chegando ao Projeto meninos e meninas que precisam de mentores e de exemplos positivos de pensadores. Se você quiser participar mais ativamente do Projeto, em abril iniciaremos  oficinas On Line, de produção artística e produção literária, por meio do canal do YouTube . Vocês, pensadores, escritores  que puderem e quiserem participar como mediadores dos meninos e meninas e interagirem com eles , basta se inscrever no canal e acompanhar a data de início, que acredito seja dia 15 de abril. Ainda não pude confirmar por compromissos de trabalho.

          Bora fazer a nossa parte, afinal, “Tudo vale a pena [...]



#ProjetoOficinadoVerso.Com 


Quais os canais de interlocução do Projeto Oficina do Verso?




Canal YouTube: @darcilarodrigues/Projeto OficinadoVerso.com



Beijo no coração,

Darcila Rodrigues - Facilitadora do Projeto Oficina do Verso.Com

Comentários