NEUSA MARILU DUARTE: ENCONTRO ALPAS 21 - CONFRATERNIDADE, CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE

Neusa Marilu Duarte

Darcila Rodrigues, produtora cultural, poeta e acadêmica confreira da ALPAS 21,parabéns pela tua interlocução a respeito do encontro da ALPAS 21, quando te referes ao "Tripé humano divino (Força, Inteligência e Beleza)". E em especial quando afirmas:"Que nossa matéria prima para a criação seja a humildade e o amor. Que possamos vibrar na Chama Violeta da Transmutação e reconstruídos, construir ". As participações em diversos encontros culturais deram-me a certeza de que ao atuarmos em grupo acrescentamos em nossas vidas aprendizados e dentre eles o mais importante de todos:"a confraternidade". 

Abraços à professora, escritora e poeta Rozelia Rasia, dirigente da ALPAS 21, que juntamente com sua equipe de trabalho oportunizou um encontro onde o comungar de ideias, de experiências e de solidariedade produziu a beleza universal e onde a essência e a luz interior de cada um se propagou e se fez condignamente humano. Foi com alegria que participamos da posse de novos confrades e confreiras. Agradeço o carinho de Joaquim Moncks, ativista cultural, escritor e poeta, coordenador executivo da Casa do Poeta Brasileiro - POEBRAS Nacional, que me concedeu a oportunidade de representá-lo e ter sido a paraninfa das escritoras Eliane Hüning na entrega da Comenda Personalidade Literária e Personalidade Cultural à Darcila Rodrigues, também diretora de projetos da POEBRAS. 

Na oportunidade os poetas e escritores participantes da Coletânea Primavera receberam seus exemplares. O livro será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, 2016, em novembro, a edição homenageia a escritora, poeta Yara Regina Franco.  Outro momento de muita alegria, poesia e confraternização foi o jantar com sarau poético, realizado na residência de Darcy Pinheiro, presidente de honra da ALPAS 21, escritor e poeta que junto a sua esposa, foram incomparáveis no saber recepcionar Aplausos aos palestrantes: Rozelia Rasia, que realizou uma oficina literária, e aos Senhores Adriano Luís Spezia, Flávio Luiz Pansera e Fídias Teles, pela riqueza da oratória e do conteúdo científico e espiritual de suas exposições. 

É inegável que o grande desafio da natureza humana está na capacidade de explorar esse mundo ainda desconhecido entre a ciência e a espiritualidade, onde cada um carrega consigo um entendimento diferenciado. Diante disso, cada vez mais se torna necessário, unirmos forças através da palavra, poetizando a vida e transformando em verso todos os reversos e inseguranças que o mundo moderno se utiliza para nos aprisionar e intimidar. Somente através da união e do amor de todos por todos é que as diferenças e os desentendimentos poderão encontrar um senso comum para florescer o amor e a fraternidade, sem que se perca a individualidade. Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine.

F. Teles, Nurimar Bianchi, DarcyP.,Rozelia R., Miguel L,  Marilú.D.e Antônio Francisco
Presidente da Alpas 21, Rozelia Rasia


Foto coletiva após jantar na casa de Darcy Pinheiro


Marilu Duarte e o palestrante Adriano Luiz Spezia
Darcila Rodrigues, Eliane Hunning, Marilu Duarte e Flávio Pansera 



Giovani Pasini e sua paraninfa Marilú Duarte



Brindes aos presidentes, por Adriano Luis Spezia


Darcy Pinheiro, Presidente de honra da Alpas 21



















* Neusa Marilu Duarte é Psicóloga, vice-presidente, da Academia Sul-Brasileira de Letras, com sede em Pelotas, membro do conselho Fiscal do projeto cultural Sur; do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas; do Rotary Clube de Jaguarão e da Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves. Pela UCPel é graduada em Estudos Sociais, Letras , Direito e Psicologia, com pós graduação em História e Direito do Trabalho. Publicou 12 livros de poemas e crônicas, peças de teatro infantil e pensamentos. Foi patronesse da 1 º Feira binacional do Livro de Jaguarão. Editou postais de Pelotas, Brasília, Montevidéu e Jaguarão. Realizou palestras e exposições de fotos nas viagens culturais a Romênia, Cuba, Canadá e México, junto ao projeto cultural Sur e ao Instituto Brasil Romênia. 



Comentários