ESCOLA PARTE IV: PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO PROJETO OFICINA DO VERSO



Durante a palestra de sensibilização ao Projeto Oficina do Verso na escola Emílio Mallet em Rio Grande, RS, percebemos o interesse dos meninos e meninas sobre o tema Poesia  e que ela, pode sim, ser discutida e implantada nas escolas.Eles têm interesse pelo novo e há espaço para a dialética entre jovens e adultos. Mesmo tímidos, os alunos demonstraram empatia com a proposta e relataram achar interessante o intercâmbio de gerações. Vê-se que são diamantes a serem lapidados, a espera de oportunidades para crescerem e sonhar. E nós,todos, que comungamos da paixão pelas artes podemos, de alguma forma, contribuir é só dar o primeiro passo. “Em parte, o desamparo atual que toma conta de grande parte da humanidade, se deriva de nossa incapacidade de sonhar e de projetar utopias. Não qualquer utopia. Mas aquelas necessárias que podem se transformar em topias, quer dizer, em algo que se realiza, mesmo imperfeitamente, nas condições de nossa história. Caso contrário, nosso futuro comum, da vida e da civilização correm graves riscos.
Temos, portanto, que tentar tudo, para não chegarmos tarde demais ao verdadeiro caminho, que nos poderá salvar. Esse caminho passa pelo cuidado, pela sustentabilidade, pela responsabilidade coletiva e por um sentido espiritual da vida”, Leonardo Boff - O sonho de uma civilização realmente planetária, 2013.

Nosso obrigada à professora Lúcia Martins, aos alunos do 9º ano e à direção da escola.

Por: Darcila Rodrigues


* O vídeo foi criado pelo aluno Bryan Rodrigues, não tem qualidade técnica, mas faz parte da dinâmica para envolver os alunos na proposta. 

Comentários