Valdelice Neves, uma artista brasileira

Valdelice Neves e Darcila Rodrigues  no atelier da artista em BH
Bacharel em artes plásticas pela UEMG, com especialização em Gravura em Metal e Escultura contemporânea, Valdelice Neves se apropria da essência da natureza e a contempla através de sua arte. O Trabalho de pesquisa sobre o pássaro João-Congo é o projeto onde podemos perceber claramente toda essa sintonia e amor.

O pássaro João-Congo entrou na vida da artista por acaso: Ela trabalhava numa pesquisa sobre as tribos indígenas, no portal de entrada da Amazônia, em Rondônia, quando, a caminho de uma das tribos avistou ao longe uma árvore cheia de bolsas dependuradas, que balouçantes ao vento, numa coreografia única chamavam sua atenção. Daquele momento em diante João-Congo roubou a cena e alterou a rota de vida de Valdelice e o rumo da sua pesquisa. Surge o Projeto João Congo! 

¨Para recriar os ninhos de João Congo me aproprio de suas formas e as transfiro para esculturas contemporâneas. Trata-se de um trabalho conceitual, apresentado como instalações, vídeo instalações e intervenções urbanas e naturais. São esculturas com tecitura de pontos e formas variados¨, relata a artista que já estudou diversas espécimes, mas a sua preferida, sem dúvida é João-Congo que até se  tornou personagem de seu livro João Congo, o Príncipe da Floresta em fase de edição. Um romance infanto-juvenil, editado pela Mazza - Edições, baseado numa lenda da Amazônia, complementada pela pesquisa de Valdelice.

É inevitável associar sua arte a uma missão ecológica, basta visualizar suas obras para percebermos a essência do pássaro no trabalho da artista que clama para que a fauna e a flora amazônica sejam prioridade dos nossos governantes, seja  através de políticas de fiscalização e preservação ou novas propostas que efetivamente protejam nossas riquezas naturais.
As esculturas de João Congo são usadas para instalações internas, intervenções urbanas e naturais em pequenos ou  grandes espaços, principalmente na capital mineira onde a artista reside. Além de exposições em diversas cidades brasileiras e consultas pelo site www.valdeliceneves.com.br.

Valdelice Neves é uma artista brasileira que sonha com que cada vez mais artistas possam se utilizar da arte em defesa da preservação da natureza.

Nas fotos abaixo (a esquerda) na instalação externa das esculturas (ninhos) de João Congo no Espaço Morar Mais por Menos, em Belo Horizonte, para surpresa de todos, dezenas de micos apareceram para interagir espontaneamente com as obras. Segundo a V.N., este é o sonho de todo artista plástico, o que a fez sentir-se abençoada pela natureza. 


Ninhos João Congo - Instalação externa em BH 
Gravuras em metal no atelier da artista
¨A arte inspira os homens. Através dela o artista pode direcionar a manifestação humana para o bem ou para o mal. O ideal é dirigi-la sempre para o bem¨ V.N.

Gravuras em metal no atelier da artista
Ninhos J.C. instalação interna




Ninhos João Congo - Instalação externa em BH